Club de
Marília-Pioneiro

PAUL PERCY HARRIS,O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.

Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.

Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago. Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.

Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.

Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.

Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".

Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.

Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:

O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.


Notícias do Clube

42º INSTITUTO ROTARY DO BRASIL, EM BRASÍLIA

Entre 5 e 7 de setembro próximo, Brasília, a capital de todos os brasileiros, receberá as lideranças do movimento rotário. Todas elas acorrerão ao 42º Instituto Rotary do Brasil, importantes eventos do calendário do Rotary, convocado pelo Diretor Eleito Mário César e Coordenado pelo EGD Luiz Gustavo Kuster Prado. O Instituto Rotary, recordando, permite que atuais, anteriores e futuros administradores de nossa Organização atualizem-se em relação às normas e programas do Rotary e da Fundação Rotária, mesclando informações e amadurecendo ideias que muitas vezes resultam em sugestões ao Conselho Diretor. Evento importantíssimo ao qual nenhum administrador do Rotary deve ficar ausente, é, também, a oportunidade ideal para reencontrar os bons companheiros, fazer novas amizades e praticar o companheirismo, um dos valores do Rotary. A concentração de todo o evento em um mesmo local – no Royal Tulip Brasília Alvorada -  dará ênfase a esse aspecto. Faça sua inscrição no site https://www.institutorotarybrasil.org.br/index.html.  Aí também você pode encontrar o seu hotel - ou Royal Tulip ou Golden Tulip, ambos excelentes - desfrutando dos preços especiais oferecidos a você, participante do 42º Instituto Rotary do Brasil. Atente que essa oferta, válida somente até 31 de março próximo.

Postado em 20 de Fevereiro de 2019 por

Jornalista é homenageado pelo Rotary Club de Marília- Pioneiro

Dentro das atividades dos serviços profissionais da subcomissão de trabalho do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, o jornalista Jocelin Machado de Oliveira, editor-chefe do Jornal da Manhã, foi o escolhido pelos rotarianos do clube local, para ser o homenageado nesta gestão, conforme orientação da organização mundial. “Escolhemos um profissional que é unanimidade em profissionalismo, uma pessoa bem respeitada na comunidade e que faz um trabalho na sociedade de fundamental importância”, justificou a presidente do clube rotário mariliense, a cirurgiã-dentista, Sandra Aparecida de Souza Craveiro Tavares, que esteve pessoalmente na redação do Jornal da Manhã, fazendo o anúncio e o convite ao homenageado que lá trabalha há décadas. Esta é a terceira vez que o Rotary Club de Marília-Pioneiro homenageia alguém do Jornal da Manhã. Em 2002 o editor gráfico da empresa jornalística, Luis Antônio D’Avila, foi homenageado naquela época, também dentro das atividades dos serviços profissionais, enquanto que, em 2004, o diretor executivo da empresa jornalística, Wanderley Rossilho D’Avila, foi incluído como associado honorário do quadro associativo do Rotary Club de Marília-Pioneiro, por haver uma identificação direta com o clube rotário local, apesar de ser associado representativo do Rotary Club de Marília-Alto Cafezal, por muitos anos. “O Jornal da Manhã sempre foi solícito às causas rotárias”, disse a funcionária pública, Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz, atual coordenadora da subcomissão de serviços profissionais. A homenagem será realizada no dia 04 de Fevereiro, segunda-feira, dia de reunião ordinária do Rotary Club de Marília-Pioneiro, nas dependências do Quality Hotel Sun Valley, quando Jocelin Machado de Oliveira entrará no quadro dos 22 homenageados pelo clube desde a fundação. “Esta é uma excelente oportunidade em ressaltar a importância profissional na vida das pessoas, da comunidade e na formação de um Rotary Club”, destacou o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, associado representativo do clube rotário mariliense, presente no anúncio e no convite, ao antigo colega de trabalho, quando ambos trabalharam juntos no Jornal da Manhã na década de 90. “O Jocelin sempre foi um modelo de jornalista, tanto que é editor do Jornal da Manhã há quase 40 anos, o que não é tarefa fácil”, reforçou o rotariano Márcio Cavalca Medeiros. Jocelin Machado de Oliveira ficou surpreso com a homenagem, agradeceu a lembrança do nome como homenageado e ficou surpreso com o reconhecimento dos rotarianos. “Não sou muito de me expor socialmente, mas ficou honrado pela homenagem e lembrança do trabalho que desenvolvo como muito respeito e dedicação”, disse timidamente o jornalista homenageado que conhece o trabalho rotário na cidade de Marília e que sempre quando possível, pauta reportagens das atividades dos oito clubes rotários existentes na cidade. “Os rotarianos fazem um trabalho elogiável na cidade”, disse ao agradecer a visita e confirmar presença na homenagem ao lado de familiares. # Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros Linkedin: https://www.linkedin.com/in/márcio-c-medeiros-69097820/ www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial Skype: marciomedeiros8020 Instagram: marcio.c.medeiros

Postado em 23 de Janeiro de 2019 por

Rotarianos querem despertar liderança entre jovens

Com o objetivo de despertar entre os jovens marilienses o potencial de liderança pessoal, os rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, estudam a viabilidade de desenvolver o Programa Ryla, que consiste em organizar um seminário sobre liderança entre os jovens da cidade. Com esta intenção, o coordenador distrital do Programa Ryla, o administrador público, Juliano Camilo Borges, associado ao Rotary Club de Presidente Prudente-Nascente, foi convidado para expor detalhes sobre o programa na reunião ordinária do clube rotário mariliense. “Foi uma excelente oportunidade para esclarecer como devemos fazer e nos motivou muito a realizar o programa”, disse a presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro, a cirurgiã-dentista, Sandra Aparecida de Souza Craveiro Tavares, ao programar o encontro nas dependências do Quality Hotel Sun Valley, onde o clube rotário local se reúne semanalmente. Ao mostrar particularidades do programa internacional, bem como o perfil em que estão sendo realizadas as mais de 20 atividades regionais, Juliano Camilo Borges, exemplificou modelos e formas de se organizar o seminário de liderança juvenil, principalmente quanto ao público, parceiros e investimento. “O programa é fantástico e deixa um legado muito importante na comunidade”, garantiu o coordenador distrital que é formado em Administração, Gestão Pública, Economia Social com cursos na Argentina, México, Uruguai e Alemanha. “Não é complicado, bem fácil e muito menos caro realizar o programa”, garantiu Juliano Camilo Borges que já foi beneficiado pelos programas do Interact e Rotaract, pelo Rotary International. De acordo com o expositor o Programa Ryla apresenta princípios básicos de liderança, ética da liderança positiva, a importância da comunicação para a liderança eficaz, resolução de problemas e gerenciamento de conflitos, dentre outros assuntos. “Considero o mais importante a abordagem sobre o desenvolvimento da confiança e a autoestima”, destacou o dirigente rotário ao apontar o programa como sendo um excelente instrumento de cidadania na comunidade e no mundo, principalmente enfocando assuntos como: pobreza, direitos humanos, ecologia e o meio ambiente, ética e tomada de decisões. “É mostrar ao jovem que existe uma organização mundial que contempla tudo isso”, ensinou ao se referir ao Rotary International. Para a presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro a ideia é encontrar uma escola pública ou privada na comunidade mariliense, interessada na parceria e reunir de 20 a 30 estudantes devidamente selecionados e capacita-los durante um dia inteiro de atividade. “Vamos visitar a cidade de Assis, que realizará um evento semelhante, conhecer na prática e organizar o nosso em Marília”, anunciou Sandra Aparecida de Souza Craveiro Tavares ao elogiar a performance do convidado que foi muito claro, objetivo e esclareceu dúvidas coletivas e individuais. “Para nós ficou muito bem explicado que o programa é espetacular e que vamos promover o primeiro, de uma série de vários, na comunidade mariliense”, disse a dirigente rotária local entusiasmada com a possibilidade em desenvolver mais este trabalho com os jovens, além de patrocinar o Programa Rotaract desde 2008. # Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros Linkedin: https://www.linkedin.com/in/márcio-c-medeiros-69097820/ www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial Skype: marciomedeiros8020 Instagram: marcio.c.medeiros

Postado em 22 de Janeiro de 2019 por

Reuniões Segundas-Feiras | 20:00
Rua Aimorés, 501 HOTEL QUALITY SUN VALLEY,000